Páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Opilião Gigante para TormentaRPG

Opiliões são aracnídeos pouco conhecidos da maioria das pessoas, eles possuem um corpo compacto e pernas compridas, especialmente o segundo par de pernas, incrívelmente longo e usado com órgão sensorial. (Os pares de pernas são contados a partir da mais anterior, ou "da frente", para os desavisados.)

Opilião que eu roubei da Wikipedia


Estes pequenos animais possuem a capacidade de expelir substâncias repugnantes, de modo semelhante a uma maria fedida, e costumam habitar cavernas e outros ambientes escuros, são principalmente predadores e, ao contrário de outros aracnídeos, são capazes de consumir alimentos sólidos... eles certamente não parecem nada ameaçadores, mas e se eles tivessem 3 metros de comprimento?!?

            Opiliões gigantes são criaturas terríveis, eles surgem repentinamente destruindo casas, matando pessoas e gado e expelindo seu gás repugnante quando atacados. Eles utilizam o segundo par de pernas como chicotes, mantendo possíveis inimigos afastados e utilizam os pedipalpos fortíssimos para esmigalhar ossos e desmembrar suas presas (que incluem humanos). Eles geralmente atacam em grupos pequenos, e nas proximidades de grandes florestas ou cavernas, mas aventureiros também podem encontrar estas criaturas ao explorar cavernas ou masmorras abandonadas.

            (É isso aí, um monstro simples e sem frescura! Eles são grandes e perigosos, tem ataques divertidos e podem facilmente ser encontrados aleatoriamente em cavernas.)

Opilião gigante grande – ND 4
Animal 6. Grande.
36 PVs. Deslocamento 9m. Iniciativa +4.
BBA+4, Bônus de manobra +13
Sentidos: Percepção +5
CA 19 (nível +3, natural +5, Des +1, -1 Tam)
Ataques corpo-a-corpo: chicotada* +9 1d4+8 ou mordida** +8 1d8+8
Ataque total: mordida +6 1d8+8 mais duas chicotadas +7 1d4+8
Fort +7 Reflx +6 Von +2
For 20 Des 13 Con 15 Int 1 Sab 9 Car 1
Perícias e Talentos: Percepção +7; ataques múltiplos, foco em arma (chicotada), foco em habilidade (gás repugnante).
Ataques especiais: Gás repugnante CD 17.

Opilião gigante enorme – ND 8
Animal 10. Enorme.
70 PVs. Deslocamento 9m. Iniciativa +5.
BBA +7. Bônus de manobra +22
Sentidos: Percepção +11.
CA 19 (+5 nível, +6 natural, +0 Des, -2 Tam)
Ataques corpo-a-corpo: chicotada* +13 1d8+12 (alcance de 7,5m) ou mordida** +13 3d6+12
Ataque total: mordida +11 3d6+12 mais 2 chicotadas +11 1d6+12
Fort +10 Reflx +10 Von +4
For 24 Des 11 Con 17 Int 1 Sab 9 Car 1
Perícias e talentos: Percepção +11; arma natural aprimorada (pedipalpos), ataques múltiplos, foco em arma (chicotada e mordida), foco em habilidade (gás repugnante).
Ataques especiais: Gás repugnante CD 20.

Organização: solitários ou grupos de 2d4.
Tendência: sempre neutro.

Qualidades e ataques especiais

*Chicotada: a chicotada executada com o segundo par de pernas funciona como uma arma de haste. O opilião gigante grande só consegue atingir inimigos a uma distância entre 4,5 e 6 metros (3º e 4º quadrados a partir da criatura), enquanto o opilião gigante enorme atinge inimigos entre 6 e 9 metros (4º a 6º quadrados a partir da criatura). Um opilião gigante pode usar sua chicotada para usar a manobra derrubar.
**Mordida: o ataque de mordida, na verdade é um ataque combinado dos pedipaldos e quelíceras, dois pares de apêndices que ficam próximos a boca. Os pedipaldos são mais longos, e o opilião gigante pode usá-los para realizar manobras de agarrar.
Gás repugnante: opiliões gigantes podem expelir uma núvem de gás repugnante que atinge três metros a partir da criatura (o cheiro lembra o de sete mil marias-fedidas com um leve toque de querosene). Qualquer um na área de efeito deve passar num teste de fortitude ou ficará enjoado por quatro rodadas.

8 comentários:

  1. Excelente, adoro opiliões.

    Um adendo: eles tem um comportamento social razoavelmente avançado. Em certas espécies existe cuidado parental, coisa rara em aracnídeos, onde o macho fica cuidando dos ovos num ninho (em algumas espécies, não me lembro se fêmeas podem fazer isso tb).

    Esse bicho fede muito, é horrível, peguem um no mato e leve para seus jogadores na sessão quando usar esses monstros, para uma experiência "sensorial" mais realista...

    ResponderExcluir
  2. Há Gruingas, coloca aí uma ficha dos ácaros que ficam neste opiliões gigantes :-P Seria assustador ver esses bichos caírem sobre os PJs...

    ResponderExcluir
  3. Grande Edu!

    Eu estou ciente dos comportamentos divertidos dos opiliões, conheci esses bichos numa palestra sobre cuidado paternal. E foi lendo os artigos esses dias que eu tive a idéia de fazer o monstro.

    É que eu quis reduzir ao máximo o texto, pra ver se alguém lia! Parece que funcionou!

    E sobre os ácaros... boa sugestão, vou pensar nisso.

    ResponderExcluir
  4. Era mais divertido quando eu li "O Pilão Gigante para TRPG"...

    ResponderExcluir
  5. muito bom o material.
    sentimos faltas da antiga aciduidade do blog.
    mas todos tamos com problemas nesse inicio de ano. abraços

    ResponderExcluir
  6. Sério que eles podem se alimentar de sólidos? isso eu não sabia...

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernando, fico feliz que o material tenha agradado! Eu também sinto falta de produzir textos para o blog, vou ser se nas próximas semanas consigo voltar ao velho ritmo. Mas obrigado pelo apoio.

    E Mateus: eles pode se alimentar de sólidos sim, verifiquei no Brusca & Brusca.

    ResponderExcluir
  8. Caraca, muito bom, dizem por aí que eu adoro insetos e criaturas com agarrar aprimorado...
    Realmente esse início de ano está complicado para todo mundo, mas se puderem visitem e deixem um comentário por aqui tbm http://mestreleandro.blogspot.com/ ,desde já grato!!!

    ResponderExcluir