domingo, 25 de setembro de 2011

Bestiário - Tucano Infernal!

O Tucano infernal

Tucanos infernais são aves inteligentes com características reptilianas que usam de esperteza e uma leve dose de telepatia para jogar seres (não muito) inteligentes uns contra os outros. Por semearem a discórdia, muitos dizem que eles foram criados pelo corruptor Sszzaas, mas por usarem a verdade para incitar a violência, há quem diga que eles são crias degeneradas da própria Tanna-Toh.


O "tucano" lembra uma águia ou um urubu bem grande, com grandes asas negras e garras afiadas, mas com alguns traços reptilianos. O animal tem uma longa cauda escamosa, e embora a silhueta do crânio lembre o formato geral da cabeça de um tucano, este não tem bico, e sim uma bocarra cheia de dentes afiados, saliva nojenta e um bafo horroroso.

Ao que parece o objetivo de cada uma destas criaturas asquerosas é semear a discórdia, jogando irmão contra irmão, amante contra amante e amigo contra amigo (ou irmão contra amante, amigo contra a mãe...). Para tanto eles usam de sua habilidade de ler pensamentos e da astúcia. Um tucano infernal não pode ler todas as memórias de uma pessoa, mas ele pode induzi-la a pensar no que ele quer dizendo coisas como "Eu sei o que você pensa do anão", "O que você está escondendo?" ou "Eu conheço seus segredos". Dessa forma, o monstro vai ganhando informações e usando-as para gerar desentendimentos e conflitos.

Tucano infernal – ND 1/2
Monstro 2. Pequeno.
12 PVs. Desl. 3m, 12m voo. Iniciativa +3.
BBA+2. Bônus de manobra -2.
Sentidos: Percepção +5, faro, visão na penumbra.
CA 18 (+1 tam, +2 des, +2 nat, +1 nível, +2 intuição)
Ataques corpo-a-corpo: mordida ou garra +5 1d4+1
Ataque total corpo-a-corpo: 2 garras +1/+1 1d4+1
Fort +3 Reflx +5 Von +5
For 10, Des 15, Con 11, Int 11, Sab 15, Car 15
Perícias e talentos: acuidade, Intuição +8, Lábia +8
Habilidades especiais: visão na penumbra, faro, telepatia, +2 racial em testes de percepção.
Organização: geralmente bandos de 2d4 indivíduos, mas eventualmente um tucano se tornará "animal de estimação" de um humanóide desavisado.
Tendência: geralmente leal, sempre maligno.

Qualidades e poderes especiais
Telepatia (M): o tucano infernal ouve continuamente os pensamentos de todos as criaturas inteligentes num raio de 18m, de modo semelhante à magia detectar pensamentos. Qualquer criatura pode evitar que seus pensamentos sejam lidos passando em um teste de Vontade CD 13. Ao critério do mestre, como a maioria das criaturas não sabe que está tendo sua mente lida, estas podem receber um redutor de -2 a -4 no teste de vontade.
Intuição: por sua habilidade de ler pensamentos o tucano sempre sabe de onde virão os ataques, ele adiciona seu bônus de sabedoria na CA.

Como usar o tucano infernal
Em combate o tucano é um desafio bem trivial. O melhor uso da criatura é para tentar colocar os PJs pra brigar ou para servir de gancho de aventura. A companhia de uma criatura como essas pode deixar um governante ou chefe militar paranóico, já que para a maioria das pessoas o tucano é só um pássaro que fala. Explore o fato dos PJs não conhecerem as habilidades do pássaro e use-o para aqueles momentos que pedem mais raciocínio e malandragem do que pancadaria e machados de batalha.

Aviso final
O tucano infernal só tem esse nome porque eu originalmente o imaginei como um "tucano falante com dentes", não é nenhum tipo de crítica política nem referência ao Tucano do nerdcast! É só referência à ave que chamamos de tucano! Lembrem-se que eu sou biólogo, e não cientista social, analista político ou nada parecido...

E semana que vem devemos ter outro monstro!

4 comentários: