Páginas

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A volta da Montanha, mais pensamentos e expectativas sobre Tormenta RPG.

Sim, queridos 1d6 leitores, a montanha voltou! Espero que alguém ainda apareça por aqui para ler! Depois de praticamente 3 anos sem postar nada , aqui estou eu de novo. Nesse periodo, a Jambô publicou o Guerra dos Tronos RPG (ainda não joguei) e até a nova versão dos Reinos de Ferro (nem vi o livro ainda). A quarta edição de D&D pediu pra sair, a Daemon e a Devir aparentemente entraram em torpor e o 3D&T voltou a todo vapor! Estou ignorando as demais editoras porque não sei o que se passa mesmo, a única coisa que eu sei é que tem milhões de projetos de crowdfunding bombando por aí.

O melhor dessa capa é que ela inclui os dois monstros que eu mais gostei.


Mas o mais importante, para mim, é que nesse meio tempo o TormentaRPG cresceu, e muito! Não sei a base de fãs/jogadores cresceu (acredito que sim), mas o número de livros cresceu, e muito! Agora temos mais de 30 raças oficiais graças ao Manual das Raças, temos dois Bestiários (UHULL!!) e os manuais do Arcano, do Combate e do Devoto.  Com a iminente publicação do Manual do Malandro, o TormentaRPG vai estar (para mim) naquele patamar gostoso que o D&D 3.0  estava quando os livros de classe terminaram de ser publicados. Um patamar onde o sistema possui um arsenal vasto (mas manejável) de materiais adicionais para os jogadores explorarem e onde o mestre pode facilmente encontrar coisas bem loucas no material oficial. E, muito importante, este é um patamar onde eu sinto que o sistema te dá mais opções do que restrições. É bom voltar a esse lugar (só falta um grupo pra jogar agora!).

Mais de 30 raças malandro!! Nem o GURPS Races tinha tantas raças (eu acho). 


Depois da publicação de todos estes manuais de regras, o que eu espero/gostaria são manuais de cenário com material descritivo. O último livro que trouxe bastante coisa nova para o cenário de Tormenta foi o Guerras Táuricas, se não me engano, e isso faz um tempinho. Eu sei que depois disso tivemos a caixa d'O Mundo de Arton, mas esse livro é essencialmente um resumão de material antigo. Na lista de livros previstos para 2015 temos o Mundo dos Deuses, será esse o Manual dos Planos de TormentaRPG? Espero que sim, e que com isso ganhemos mais informações de cenário e ganchos de aventuras. Eu também gostaria muito de ver a volta dos Reinos de Moreania na forma de um Manual de Moreania (ou outro livro com título melhor). Como os Moreau apareceram no Manual das Raças, eu suspeito que a Jambô esteja pensando em algum projeto envolvendo Moreania. Vamos torcer! É isso aí gente, simultaneamente com essa postagem estou publicando um post XICANTE sobre drows. Espero que gostem e até brevis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário