Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

Classe Básica: Alma Favorecida

Olá!
É, eu andei sumido mesmo. A faculdade me consome demais e venho lendo os livros do Percy Jackson feito um louco(na média razoável de 1 livro por dia).
Trago a você uma adaptação da Classe Favored Soul(Privilegiado na tradução "oficial"), que adaptei por ventura de um jogador de minha mesa querer usá-la. Nela eu adicionei uma habilidade nova, Afinidade Mágica, que eu criei no intuito de compensar o fato que feiticeiros (e outras classes que seguem a mesmo esquema de mais magias por dia, menos magias conhecidas) usam, em um dia, praticamente a mesma quantidade de magia que um mago. Escolhi por uma tradução basicamente literal do nome da classe porque privilegiado é muito cafona pro meu gosto xP

Alma Favorecida

Entre os arcanos, feiticeiros são aqueles que conseguem manipular as energias mágicas naturalmente, sem necessidade de estudo e treinamento exaustivo de um método. Entre os conjuradores divinos, os capazes de tal feito são conhecidos como Almas Favorecidas.

Os Almas Favorecidas podem, de forma simplista, ser descritos como feiticeiros divinos. Enquanto os feiticeiros realizam feitos arcanos tão facilmente quanto respiram, os Almas Favorecidas realizam milagres com a mesma naturalidade.

A origem de tais poderes é incerta. Alguns estudiosos acreditam que estes indivíduos manifestam características hereditárias de extraplanares, resultantes de uniões sagradas ou profanas, gerações atrás. Outros sugerem que tais habilidades podem ser adquiridas com um treinamento especial, ou que os almas favorecidas sejam apenas agraciadas por seu deus patrono quando iniciam o caminho do clérigo.

Aventuras: Devido a seus poderes incomuns, os almas favorecidas costumam ser solitários, vagando a serviço de seus deuses patronos. Apesar de sem aceitos em sua religião, são tratados de maneira diferenciada, que culmina tanto na consideração quanto na inveja de seus pares, os clérigos. Pela natureza com que realizam milagres, às vezes são desrespeitados por sua aparente falta de disciplina, mas devotos fiéis reconhecem que são mensageiros poderosos.

Tendência: Como usam magia divina intuitivamente, sem necessidade de treino e disciplina, os almas favorecidas costumam ter uma interpretação mais livre de sua fé. Por isso, costuma tender mais ao Caos que a Ordem.

Almas favorecidas normalmente possuem a mesma tendência de sua divindade, se afastando no máximo em um passo.

Religião: Existem almas favorecidas pelos mais diversos deuses, portanto um alma favorecida pode selecionar qualquer religião.

Histórico: Os almas favorecidas descobre sua ligação com os deuses ainda jovens. Ao amadurecerem, passam a entender o poder que, até agora, utilizavam instintivamente.

Como canalizam milagres com naturalidade, os almas costumam ser solitários natos. Ao contrário dos clérigos, têm pouco a ganhar dividindo seus conhecimentos e não possuem muitos incentivos para trabalhar em grupo.

Raças: Qualquer raça pode virar uma Alma Favorecida, afinal, ainda é desconhecido com eles realmente surgem.

Outras classes: Almas favorecidas se dão bem com outras classes autodidatas, como druidas, ladinos e, principalmente, feiticeiros. Como é esperado, facilmente se desentendem com membros de classes mais disciplinadas, especialmente clérigos, que aos olhos dos almas, parecem estar envolvidos demais pela doutrina e por atitudes definidas com rigidez.

Características de classe:
Pontos de Vida:
um alma favorecida começa com 16 PV(+ modificador de Constituição) e ganha 4 PV(+ mod. Com) por nível seguinte.

Perícias treinadas: 2 + Modificador de Inteligência.

Perícias de Classe: Atletismo, Conhecimento, Cura, Diplomacia, Identificar magia, Intuição, Ofício.

Talentos adicionais: Usar armaduras(leves e médias), Usar armas simples, Usar escudos, Fortitude Maior, Reflexos Rápidos, Vontade de Ferro.

Alma Favorecida

Nível

BBA

Habilidades de Classe

Magia

1

0

Arma Divina, Afinidade Mágica*, Divindade

0,1º

2

+1

Foco em Arma Divina


3

+2


4

+3



5

+3

Resistência a Energia (1º Tipo)

6

+4



7

+5


8

+6

Especialização em Arma Divina


9

+6


10

+7

Resistência a Energia (2º Tipo)


11

+8


12

+9



13

+9


14

+10

Acerto Critico Aprimorado com Arma Divina


15

+11

Resistência a Energia (3º Tipo)

16

+12



17

+12

Asas

18

+13



19

+14



20

+15

Aspecto Divino


Habilidades de Classe

Divindade: você deve escolher uma divindade padroeira, e atuar como seu devoto. As divindades são descrítcas no Capítulo 6: Características(Tormentão). Sua divindade determina quais talentos de poderes concedidos você pode ter.

Arma Divina: você sabe usar a arma preferida de seus deus. Ele recebe o talento Usar Arma, apenas para a arma predileta de seu deus, como um talento adicional.

Afinidade Mágica: você adiciona metade do seu nível no seu total de pontos de magia. Exemplo: Um Alma Favorecida de 6º nível tem 21(+mod. de Car) PM(3 do 1º nível + 15 por avançar 5 níveis +3 da Afinidade Mágica).

*OBSERVAÇÃO: Esta habilidade só é adquirida com a aprovação do mestre. Eu criei esta habilidade para compensar o fato que feiticeiros não mais usam magias com mais freqüência que magos (pois têm apenas 2 PM a mais que um mesmo). Caso seu mestre não ache essa habilidade justa, apenas ignore-a. Se seu mestre ache justo que seu Alma Favorecida ou feiticeiro tenha mais PM que o padrão, mas não acha que adicionar metade do seu nível de personagem seja justo(talvez por você estar fazendo um personagem multiclasse), considere que você adiciona metade do seu nível DE CLASSE nos seus PM. Feiticeiros também recebem esta habilidade no primeiro nível, assim como outros conjuradores espontâneos que seguem a mesma regra básica do Feiticeiro(mais magias por dia, menos magias conhecidas).

Foco em Arma Divina: você recebe o talento Foco em Arma para a arma predileta de seu deus. Caso já possua este talento, você pode adquirir outro talento de combate, desde que atenda seus pré-requisitos.

Resistência à Energia: Sua conexão com o divino aumenta, tornando resistente a energias do mundo material. Escolha um tipo de energia entre as seguintes: ácido, eletricidade, fogo, frio ou sônico. Você recebe Resistência 10 contra o tipo de energia escolhido. No 10º nível você escolhe um segundo tipo de energia(diferente do primeiro), e no 15º um terceiro.

Especialização em Arma Divina: Você recebe o talento Especialização em Arma para a arma predileta de seu deus(mesmo que não possua 4 níveis de guerreiro). Caso já possua este talento, você pode adquirir outro talento de combate, desde que atenda seus pré-requisitos.

Acerto Crítico Aprimorado com Arma Divina: Você recebe o talento Acerto Crítico Aprimorado para a arma predileta de seu deus. Caso já possua este talento, você pode adquirir outro talento de combate, desde que atenda seus pré-requisitos.

Asas: você desenvolve asas e pode voar com deslocamento de 18m. Se você for de tendência bondosa, suas asas são emplumadas, como as de um anjo, e se for de tendência maligna terá asas de morcego, assim como as de demônios. Caso você seja neutro, pode escolher qual tipo de asa possui.

Aspecto Divino: você chega ao ápice da conexão com seu deus patrono. Você recebe Redução de Dano 10/Bem ou 10/Mal, dependendo de sua Tendência(Caso seja neutro, escolha uma das duas). Além disso, o valor da Habilidade Resistência à Energia aumenta para 15.

Magia: você pode lançar magias. Suas regras são descritas no Capítulo 9: Magia (Tormentão).

Tipos e níveis de magia: você pode lançar magias divinas de nível 0(preces) e de 1º nível. A cada dois níveis de alma favorecida seguintes, você pode lançar magias de um nível acima: no 3º nível você pode lançar magias de 2º nível, no 5º nível você pode lançar magias de 3º nível e assim por diante, até o 17º nível, quando você pode lançar magias de 9º nível.

Habilidade-chave: sua habilidade chave para lançar magias é Carisma.

Magias Conhecidas: Você conhece 4 magias divinas de nível 0 e também um número de magias de 1º nível igual a 1 + seu modificador de Carisma. Cada vez que avança de nível, você aprende uma nova magia de qualquer nível que possa lançar.

Pontos de Magia: você tem um número de pontos de magia(PM) igual a 3 + seu modificador de Carisma. Cada vez que avança de nível, recebe 3 PM.

Preparação de Magias: Você não precisa preparar suas magias com antecedência. Você pode lançar qualquer magia que conheça, se tiver PM suficientes.

7 comentários:

  1. Afinidade Mágica: metade no nivel... hummm
    um feiticeiro de 20 nivel teria 10 pontos de magia a mais que o mago de 20 nivel.... hummm
    Acho justo. Porem acho que deveria ser uma habilidade que viesse no primeiro nivel. E acho que vc deveria adaptar como talento e apresentar como tal (com pre- requisito feiticeiro) pro tormenta wiki.

    Por que o neutro não poderia ter 2 pares de asas? 2 de morcego e 2 de passaros? mais ainda. Por que ele não poderia ter 1 asa de cada tipo. Assim representaria a dualidade de um ser neutro.

    Quanto ao aspecto divino acho que o neutro poderia ganhar redução de dano 5/adamante
    Afinal ele seria um meio termo entre ambos os lados.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Hmmm... sei não...
    Gostei bastante da classe... mas não ficou MUITO melhor do que o clérigo convencional não?
    Ok, o clérigo tem canalizar energia, mas as outras habilidades de classe do alma, os PM a mais compensam e o fato de NAO TER que preparar magias compensam e superam esse detalhe.
    Achei muito legal, de verdade, mas usar isso como opção seria o mesmo que falar "thau clérigos normais o/"
    ...
    O que nem é assim um problema tão grande xD

    ResponderExcluir
  4. Hmmm... também fiquei em dúvida se a classe vai ou não ficar poderosa demais. Porque canalizar energia tem mesmo um benefício muito grande.

    Curar todo mundo dentro de 9m é alguma coisa.

    Mas o fato é que eu nunca gostei muito do favored soul original (que no meu grupo sempre foi traduzido como alma flavorizada). Eu ainda não me acostumei com classes que ganham asas por exemplo...

    Anyway, muito legal e certamente menos apelão que o meu troglodita fedidão.

    ResponderExcluir
  5. Brauner: A afinidade mágica VEM no primeiro nível, tanto quanto no 1º nível de Feiticeiro, quanto no 1º nível de Alma Favorecida. Eu coloquei na observação da habilidade várias opções de adaptação, mas você sempre pode adaptar da maneira que funcione melhor pra você.
    Sobre a questão das opções para tendência neutra, usa assim se tu achar melhor. A asas por exemplo, são mera questão estética, num vai mudar nada em questão de regras. A RD, bem, uma RD 10/Bem é MUITO melhor que uma 10/adamante, principalmente se você for um Alma Favorecida de um grupo benigno, onde é praticamente impossível você enfrentar alguém com dano benigno.

    Eduardo: Eu não diria que ela ficou muito melhor que o clérigo, porque ela uma classa para uma função diferente do clérigo. Um clérigo no TRPG é uma classe muito suporte e tank de reserva. Um Alma não. Almas não usam armaduras pesadas e só conhecem METADE das magias que um clérigo conhece deixando ele muito menos versátil, mesmo com PMs a mais que o clérigo. Alma favorecida é mais uma classe híbrida de combatende de 2º patamar e conjurador.

    Danilo: Eu acho que não fica poderosa demais pelo fato do Favored Soul ser uma classe mais Tapa-Buraco do que outra coisa. Realmente, nos níveis mais altos fica bem fortinha, por causa da resistência à energia, mas o níveis mais altos DEVERIAM ser mais fortes, não concorda? XD
    E além do mais, é uma classe conjuradora que ganha TALENTOS DE COMBATE, 4 talentos de combate focados em uma arma, que o cara talvez nem use(como o Shamassu me lembrou, a arma de Tenebra é SHURIKEN). O Clérigo ganha 5 talentos de CONJURADOR, o que ele é de fato.

    ResponderExcluir
  6. Oi Quaresma, na verdade minha única preocupação era com os pontos de magia. De resto eu acho o clérigo melhor mesmo...

    Mas são apenas observações, de modo geral achei a classe bem equilibrada.

    ResponderExcluir
  7. Legal, me lembra um pouco o Evoker da 4ª edição (um controlador divino que atua como uma espécie de profeta, tipo moisés).

    A classe tá legal, mas acho que metade do nível em PM apelão, porque o maior leque de magias do mago simplismente não compensa essa opção em termos de combate. Na minha opnião o feiticeiro do TRPG tá equilibrado do jeito que está.

    ResponderExcluir