Como vocês possivelmente sabem, ou não, a RedBox Editora anunciou recentemente o lançamento do RPG de sobrevivência zumbi: The Shotgun Diaries, de John Wick. Eu ainda não recebi meu livro, MAS, graças à promoção de lançamento eu ganhei o direito abaixar o pdf! E, portanto, já posso dizer algo sobre o jogo.
![]() |
Uma imagem fala mais do que mil palavras... E um palavrão vale pelo menos umas quinhentas palavras comuns |
Eu comprei a edição especial, que vêm (ou virá) em uma lata com vários componentes legais, como marcadores e dados especiais. Mas o pdf também tem um bônus especial: um controle de mídia! Mas o que é um controle de mídia? Nesse caso é um documento pdf com efeitos de áudio: tiros de escopeta, grunhidos de zumbis e até uma transmissão de rádio anunciando o apocalipse zumbi! Ótimo pra ajudar a criar aquele clima de filme de zumbis e deixar a galera imersa na situação. Parabéns e obrigado RedBox!
Enquanto a lata não chega, vamos falando do livro (afinal, eu já pude ler o pdf).
O livro é bonitão! As páginas tem o aspecto de folhas amassadas e sujas de sangue (afinal é o diário de um sobrevivente!) com desenhos simples, mas simpáticos e informativos (veja acima). O pdf tem formato "widescreen", o que torna a leitura na tela agradável e fluida, mas pelo que eu entendi o livro físico não tem esse formato, o que mostra novamente o capricho da RedBox com seus produtos.
![]() |
Cara, um RPG de ZUMBIS com DADOS ESPECIAIS que vem em uma LATA DE METAL?? É tão legal que eu ainda não acredito. |
A escrita do livro é direta, pessoal e também fluida. Em nenhum momento você se cansa ao ler o shotgun. O livro começa com as páginas do diário de um sobrevivente (shotgun DIARIES entendeu?), e depois segue quase como uma conversa de bar. Imagine que tem um amigo seu explicando o sistema, é assim que o livro é escrito. Eu achei ótimo.
Falando do jogo em si, a primeira novidade pra mim é que é um jogo de narrativa compartilhada. Em um jogo assim o mestre continua conduzindo a aventura, mas os jogadores tem algum poder narrativo. No shotgun, os jogadores podem narrar a cena quando conseguem um sucesso nos dados e podem usar seu diário para determinar pequenas verdades sobre o mundo. Pareceu divertido, e estou ansioso pra ver como meus amigos vão lidar com esse jogo (caso arrumemos tempo pra jogar...).
Eu não vou dar um resumo do sistema, vão lá e comprem o livro! Mas é um sistema simples (só tem uma meia dúzia de regras), rápido de aprender, e que é perfeito para aquela sessão improvisada e inesperada. Uma vez que você capte a idéia, dá pra jogar shotgun sem nenhum livro por perto, desde que você tenha alguns d6 à mão. Fora que o tema de zumbis está ficando tão entranhado na mente dos nerds de modo geral, que dá pra começar uma aventura sem preparação nenhuma.
![]() |
Zumbis gordos cara... não falo nada. |
Por fim, devo dizer que shotgun não é um livro para mestres iniciantes. Ele não perde tempo explicando o que é RPG, o que é o mestre nem nada assim, se você nunca jogou RPG e quer ser mestre, eu sugiro que você comece pelo 3D&T da Jambô ou pelo Old Dragon da própria RedBox. 3D&T pode ser baixado de graça e o Old Dragon tem uma versão fastplay igualmente gratuita...
MAS, por outro lado, shotgun parece um ótimo sistema para jogadores novatos! Como eu disse, o sistema é minimalista, e a ficha de personagem só tem UMA informação de sistema, que é o tipo de sobrevivente. Só isso, você escolhe a "classe" do seu personagem e a ficha está feita, pode gastar seu tempo inventando um nome maneiro e um background dramático!
Então compre a versão que achar melhor do shotgun (lata, livro ou pdf) e corra por seus miolos!
Adendo
As latas do Shotgun está atrasadas, mas a RedBox está mantendo os clientes informados através desse blog.
As duas primeiras imagens pertencem à RedBox Editora, e se você não sabe de que filme vêm a terceira, assista filmes de zumbi até descobrir!
otima resenha. realmente, é um produto q deveria ganahr um premio pela qualidade (q por sinal, é muito superior ao produto americano!)
ResponderExcluir