Páginas

sábado, 7 de janeiro de 2012

Primeiras Impressões sobre Shotgun Diaries

Como vocês possivelmente sabem, ou não, a RedBox Editora anunciou recentemente o lançamento do RPG de sobrevivência zumbi: The Shotgun Diaries, de John Wick. Eu ainda não recebi meu livro, MAS, graças à promoção de lançamento eu ganhei o direito abaixar o pdf! E, portanto, já posso dizer algo sobre o jogo.

Uma imagem fala mais do que mil palavras...
E um palavrão vale pelo menos umas quinhentas palavras comuns

Eu comprei a edição especial, que vêm (ou virá) em uma lata com vários componentes legais, como marcadores e dados especiais. Mas o pdf também tem um bônus especial: um controle de mídia! Mas o que é um controle de mídia? Nesse caso é um documento pdf com efeitos de áudio: tiros de escopeta, grunhidos de zumbis e até uma transmissão de rádio anunciando o apocalipse zumbi! Ótimo pra ajudar a criar aquele clima de filme de zumbis e deixar a galera imersa na situação. Parabéns e obrigado RedBox!

Enquanto a lata não chega, vamos falando do livro (afinal, eu já pude ler o pdf).
O livro é bonitão! As páginas tem o aspecto de folhas amassadas e sujas de sangue (afinal é o diário de um sobrevivente!) com desenhos simples, mas simpáticos e informativos (veja acima). O pdf tem formato "widescreen", o que torna a leitura na tela agradável e fluida, mas pelo que eu entendi o livro físico não tem esse formato, o que mostra novamente o capricho da RedBox com seus produtos.

Cara, um RPG de ZUMBIS com DADOS ESPECIAIS que vem em uma LATA DE METAL??
É tão legal que eu ainda não acredito.

A escrita do livro é direta, pessoal e também fluida. Em nenhum momento você se cansa ao ler o shotgun. O livro começa com as páginas do diário de um sobrevivente (shotgun DIARIES entendeu?), e depois segue quase como uma conversa de bar. Imagine que tem um amigo seu explicando o sistema, é assim que o livro é escrito. Eu achei ótimo.

Falando do jogo em si, a primeira novidade pra mim é que é um jogo de narrativa compartilhada. Em um jogo assim o mestre continua conduzindo a aventura, mas os jogadores tem algum poder narrativo. No shotgun, os jogadores podem narrar a cena quando conseguem um sucesso nos dados e podem usar seu diário para determinar pequenas verdades sobre o mundo. Pareceu divertido, e estou ansioso pra ver como meus amigos vão lidar com esse jogo (caso arrumemos tempo pra jogar...).

Eu não vou dar um resumo do sistema, vão lá e comprem o livro! Mas é um sistema simples (só tem uma meia dúzia de regras), rápido de aprender, e que é perfeito para aquela sessão improvisada e inesperada. Uma vez que você capte a idéia, dá pra jogar shotgun sem nenhum livro por perto, desde que você tenha alguns d6 à mão. Fora que o tema de zumbis está ficando tão entranhado na mente dos nerds de modo geral, que dá pra começar uma aventura sem preparação nenhuma.

Zumbis gordos cara... não falo nada.
Por fim, devo dizer que shotgun não é um livro para mestres iniciantes. Ele não perde tempo explicando o que é RPG, o que é o mestre nem nada assim, se você nunca jogou RPG e quer ser mestre, eu sugiro que você comece pelo 3D&T da Jambô ou pelo Old Dragon da própria RedBox. 3D&T pode ser baixado de graça e o Old Dragon tem uma versão fastplay igualmente gratuita...

MAS, por outro lado, shotgun parece um ótimo sistema para jogadores novatos! Como eu disse, o sistema é minimalista, e a ficha de personagem só tem UMA informação de sistema, que é o tipo de sobrevivente. Só isso, você escolhe a "classe" do seu personagem e a ficha está feita, pode gastar seu tempo inventando um nome maneiro e um background dramático!

Então compre a versão que achar melhor do shotgun (lata, livro ou pdf) e corra por seus miolos!

Adendo

As latas do Shotgun está atrasadas, mas a RedBox está mantendo os clientes informados através desse blog
As duas primeiras imagens pertencem à RedBox Editora, e se você não sabe de que filme vêm a terceira, assista filmes de zumbi até descobrir!

Um comentário:

  1. otima resenha. realmente, é um produto q deveria ganahr um premio pela qualidade (q por sinal, é muito superior ao produto americano!)

    ResponderExcluir