Mas nos mundos de RPG, a medusa foi elevada de criatura para “espécie”, formando pequenas populações e frequentemente enfrentando aventureiros corajosos ou azarados. Em diferentes cenários, há diferentes medusas, a Medusa do D&D (da SRD) é uma mulher com corpo curvilíneo (que pode ser confundida com uma gostosa à distância) mas recoberta por escamas e com as malditas cobras na cabeça.
Outra versão muito popular, é a medusa como uma mulher linda (e geralmente com pouca roupa) com serpentes no lugar de cabelos e o olhar petrificante. Esta visão é ilustrada aqui pelo mestre Boris Vallejo.
A medusa boazuda de Boris Vallejo. Assim fica bem mais fácil evitar de olhar nos olhos... |
A principal diferença é que esta medusa possui uma longa cauda de serpente no lugar das pernas. Ela possui o corpo de uma mulher curvilínea (com seios) mas o corpo é todo recoberto por escamas de cobra, a cabeça (como sempre) possui uma cabeleira de serpentes vivas, que mordem qualquer um que se aproxime o suficiente.
A medusa do novo Fúria de Titãs. O filme foi meia-boca, mas a medusa ainda é legal. |
Segundo a SRD (D&D padrão), o olhar da medusa afeta um raio de 9m. Criaturas dentro deste alcance tem, a cada rodada 50% de chance de fitar o olhar da medusa, e se isso ocorrer tem direito a um teste de fortitude para negar o efeito.
Mas, no Fúria de Titãs e na maioria dos outros lugares onde aparecem medusas, seu olhar sempre petrifica quem o fitar! Até o Kraken é petrificado! Originalmente eu havia postado uma regra alternativa que envolvia um teste de vontade para evitar olhar para a medusa, mas com a publicação do Manual de Criação de Monstros do TRPG, fica valendo a regra oficial para ataques visuais:
Qualquer personagem a até 9m da medusa precisa fazer um teste de reflexos por rodada para evitar olhar para nos olhos da medusa. Se falhar no teste é petrificado. Um personagem pode escolher lutar de olhos fechados, mas recebe os redutores normais de estar cego. Qualquer personagem há mais de 9m que deliberadamente olhe nos olhos da medusa também é petrificado.
Um personagem petrificado pode voltar ao normal através das magias remover maldição, pedra em carne e desejo restrito e desejo. Matar a medusa NÃO desfaz a petrificação.
A medusa com cauda
Monstro 10, grande, ND 8, Maligna
Desl. 9m, 80 PVs
CA 25 (+5 Des, +6 natural, +5 nível, -1 Tamanho)
Ataques
arco composto obra prima +16 (+14/+14) 1d6+8
ou
cimitarra obra prima +13 1d6+8
ou
cauda +12 1d4+8 (rasteira), constrição 2d6+8
mais serpentes +12 1d3+5 mais veneno CD 17
Fort +9 Reflx +12 Von +5
For 17 Des 20 Con 15 Int 12 Sab 13 Car 16
Talentos: foco em arma (arco composto), tiro certeiro, tiro preciso, tiro rápido, foco em habilidade: olhar petrificante.
Perícias: Furtividade +18, Percepção +14, Iniciativa +18
Talentos bônus: fortitude maior, reflexo rápidos, usar armas simples e comuns.
Olhar petrificante: conforme as regras descritas acima, CD 20. A CD é baseada em Carisma.
Cauda: a medusa pode usar sua cauda para atacar e executar as manobras derrubar e agarrar.
Constrição: no início de cada rodada a medusa causa 2d6+8 no personagem que estiver agarrando com sua cauda. Ela pode continuar atacando outros personagens enquanto comprime uma criatura média ou menor, mas enquanto faz isso ela fica com -2 nas jogadas de ataque, reflexos e CA. O bônus da medusa para agarrar é de +17.
Serpentes na cabeça: as serpentes na cabeça da medusa possuem vida própria e atacam independente dos ataques da medusa, realizando um ataque por rodada. Elas só tem alcance para atingir personagens adjacentes à medusa e que estejam engajados em combate corporal com a criatura. Seu veneno tem CD 17 e causa 2d6 pontos de dano na Força. A CD é baseada em Constituição.
Personalizando sua medusa
Mesmo dentro do tema das medusas com cauda existe uma grande variação, abaixo algmas sugestões de como personalizar a ficha da medusa para a sua aventura:
Medusa com cauda, mas gostosa
Se quiser que, acima da cauda, a medusa seja uma mulher normal, atraente e sem escamas é só diminuir a armadura natural dela para +2, dessa forma a CA dela cai para 21. Se você quiser ela pode usar uma armadura para compensar, um corselete de couro +1 sobe a CA para 25 novamente.
Medusa selvagem
Medusas selvagens não portam armas, mas possuem garras afiadas em suas mãos! Nesse caso os talentos de arquearia são substituídos por: foco em arma (garras), arma natural aprimorada (garras), combater com duas armas e combater com duas armas aprimorado.
Nesse caso, a medusa ao invés dos ataques com arco ou cimitarra tem o seguinte ataque:
corpo-a-corpo: garras +12 (+10/+10) 1d4+8
Alow, amigo!
ResponderExcluirO Cassaro citou seu blog no formspring dele.
Achei suas idéias e sua maneira de expôr muito legais!
Parabéns, cara!
Simplicidade e competência =D
Dei uma olhada geral no site e achei os materiais muito bacanas... o Samurai não samurai e os Trobos tb.
grande abraço!
fique com Deus!
té +!
Math
Alô amigo anão!
ResponderExcluirMuito obrigado e espero que continue gostando!
abraço e até mais!
eu queria que a medusa fossre uma mulher boa em senidos usasse oculos para falar com as pessoas
ResponderExcluirOK... você queria que ela fosse boa e usasse óculos escuros para não petrificar as pessoas?
ResponderExcluirNa sua campanha pode ser assim!
humm mais a medusa que eu vi era bonita no filme de percy jackson e os olimpianos ..
ResponderExcluir