Páginas

sábado, 1 de outubro de 2011

Elucubrações sobre a herança genética em Arton - Medusas e Mitocôndrias

Se você parar pra pensar, as medusas de Arton não são exatamente uma espécie. Elas não formam populações próprias, não formam um grupo reprodutivo separado da espécie humana, já que elas necessitam de machos humanos para produzir prole.

Eu sei que as medusas de Arton não tem cauda, mas essa imagem é muito foda. Veio daqui.




Isso faz com que existam humanos normais filhos de medusas e, portanto, permite a existência de humanos com avós ou bisavós medusas. Cada medusa, por sua vez, pode possuir mais ancestrais humanos do que medusas, já que apenas a mãe e a linhagem feminina direta precisam ser necessariamente medusas. Todos os ancestrais masculinos eram humanos, e boa parte das ancestrais femininas poderia ser humana.

A conclusão aqui é que as medusas artonianas não são uma espécie separada, e sim uma forma de fêmea humana aberrante!

Mas como isso seria possível? A genética do nosso mundo descobriu, há bastante tempo, que os filhos se parecem com seus pais pois são gerados a partir de um manual de instruções formado por pedaços de informação conhecidos como genes. E que estes genes são recebidos metade da mãe e metade do pai, em volumes conhecidos como cromossomos, que vêm em coleções conhecidas como gametas (se não entendeu vá pra Wikipedia).

Mas o "fator medusa" provavelmente não se encontra nos cromossomos. Pois, como dissemos, existem humanos e humanas com sangue de medusa, se o que é necessário para gerar uma medusa estivesse nos cromossomos, eventualmente uma medusa nasceria de pais normais (ou seja, o gene da medusa seria recessivo)! A medusa funcionaria quase como um mutante dos X-men.

Eu não podia perder a chance de usar essa imagem de novo.
Sempre que possível use medusas gatinhas
(em  oposição às monstruosas)
Isso nos leva a teoria da determinação mitocondrial da medusa, segundo a qual medusas são geradas pela presença de uma mitocôndria aberrante em fêmeas humanas em desenvolvimento. Aqui você precisa se lembrar da aula de biologia, em que aprendeu que as mitocôndrias possuem material genético próprio e são passadas apenas pela mãe, as mitocôndrias do pai são excluídas no processo reprodutivo *.

Filhos de medusas possuem essa mitocondria, mas algo na fisiologia masculina inibe o desenvolvimento das cobras na cabeça e olhos petrificante.

Netas humanas de medusas, enquanto possuindo 1/4 dos genes de suas avós monstruosas, não possuem a mitocondria de medusa, e portanto se desenvolvem como jovens humanas normais.

Mas ser o filho de uma medusa e não ganhar nada com isso é muito sem graça. Mas se há algo de especial em ter uma mãe medusa, este algo deve ser sutil, afinal estes caras passam desapercebidos a maior parte do tempo. Pensando nisso criei este talento que você pode ou não assumir em sua campanha.

Novo talento

Filho da Medusa [Destino]
Sua mãe era uma medusa.
Pré-requisito: ser macho de uma espécie humana ou semi-humana (minotauro inclusive)
Benefício: você é imune ao olhar petrificante de medusas e outras criaturas (como a nefusa publicada nesse post), e recebe um bônus de +4 nos testes de resistência contra outros tipos de habilidade petrificante.
(Dessa forma o filho da medusa tem um benefício discreto, que ele só vai descobrir que possui quando encontrar uma medusa.)

*Nota de rodapé: lembrem-se que quase tudo na biologia tem uma exceção, de vez em quando uma mitocôndria do pai pode sim ir parar nas células do filho, mas é tão improvável que podemos considerar que não acontece.

4 comentários:

  1. "Eu não podia perder a chance de usar essa imagem de novo.
    Sempre que possível use medusas gatinhas
    (em oposição às monstruosas)"

    Digo o mesmo para as Sereias :)
    Normalmente o povo usa elas bem bonitas, e na hora da "faca no pescoço" elas ficam feias... Quando eu jogo eu deixo elas sempre lindas, gostosas e impecáveis... (incluindo na hora da "garra no pescoço")

    ResponderExcluir
  2. A medusa do pathfinder tbm é pura sedução :

    http://oi56.tinypic.com/m9osr7.jpg

    ResponderExcluir
  3. Gruingas, me adiciona no msn e vamos trocar umas idéias dpois sobre rpg ?

    talesvianaff@hotmail.com

    ResponderExcluir