Páginas

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Classe de Prestígio - Samurai Executor

Mais um artigo enviado por The Quaresma.


Samurai Executor

“É uma profissão de glória, meu filho. De destaque. É um espetáculo, como quando tua mãe faz a cerimônia do chá. E é um combate, como quando esmagamos nossos inimigos no campo de batalha. É uma prece a Lin-Wu, e é caligrafia. O ato da execução é tudo isso, Masato Kodai. E a profissão de Executor Imperial é o ápice da arte da execução.”
                                                               - Itto Kodai, para seu filho Masato Kodai,
      último Executor Imperial de Tamu-Ra

Quem disse que não existiam executoras?


Bom, normalmente agora seria aquela descrição histórica da classe, as origens e todo aquele blá blá blá que pouca gente lê, mas como vai ser um saco copiar ela toda da DS 25 que a maioria já leu, eu vou ser sucinto, explicar o básico e explanar o porquê de tanto Nerf(para quem não sabe, é um termo utilizado na maioria por jogadores de MMORPG e RPG em geral pra indicar que algo teve seus poderes ou sua eficiência reduzida. A exemplo, em Dragon Ball GT, quando Goku é transformado em criança, ele foi nerfado, pois seus poderes foram reduzidos) na classe, que afinal, é mais que overpower, é super roubada.
O Samurai Executor é aquele samurai que tem um vínculo mais íntimo com a morte que os demais. Esse vínculo era tão intenso, que a ele era incubida a tarefa de executar os condenados por seu senhor. Mas não era suficiente apenas privá-lo da vida, era preciso tirá-la com apenas um único golpe certeiro, mostrando tanto misericórdia quanto perícia e dedicação extremas.
Baseando-se nesses conceitos, e principalmente pela descrição em O Inimigo do Mundo, eu adaptei a CdP para TormentaRPG fazendo os ajustes necessários e alguns que os mais overpowers vão reclamar a beça. Então vamos ao que interessa!

Pré-Requisitos:
Para se tornar um Samurai Executor, o personagem deve atender a todos os seguintes critérios:
·         Bônus base de ataque: +5;
·         Perícia Treinada: Intimidação
·         Talentos: Golpe com Duas Mãos, Trespassar, Foco Em Arma: Katana e Vontade de Ferro;
Pontos de Vida: Um Samurai Executor ganha 5 PV (+ Mod. CON) por nível.

Espadas Ancestrais: Exatamente igual à habilidade de classe do Samurai (TRPG pág. 73), exceto que você não recebe novas armas, apenas recebe o bônus mágico na arma que já possui. Especial: Caso o personagem já possua ou adquira níveis de Samurai, estes são somados aos níveis de Samurai Executor para calcular o Bônus mágico da arma.( Exemplo: Um Samurai 5/Samurai Executor 3 recebe um bônus mágico em suas armas como um Samurai de Nível 8, ou seja, +4.)
Nunca mexa com um executor!

Golpe de Execução: O Samurai Executor treina para desferir golpes perfeitos, capazes de matar instantaneamente. No 1º nível, como uma Ação Completa, o Samurai Executor pode fazer um Ataque corpo-a-corpo com um bônus de +1 na jogada de ataque e dano. A partir do 3º nível e a cada 2 níveis seguintes, este bônus aumenta em +1, até um máximo de +5 no 9º nível de Samurai Executor.
Uma vez por combate, o Samurai Executor pode usar o golpe de execução como uma ação padrão, desde que use sua ação de movimento para se mover(normalmente para alcançar o alvo do golpe) ou como parte de uma investida. Ao chegar no 10º nível, ele pode se mover e usar o esta habilidade um número de vezes igual a 1 + Mod. SAB, e no mínimo uma vez por combate. O golpe de execução não funciona em criaturas imunes a sucessos decisivos.
A partir do 4º nível, a margem de ameaça do samurai executor aumenta em 1 quando usa esta habilidade (esse aumento é cumulativo com acerto crítico aprimorado e outras formas de aumentar a margem de sucesso decisivo, mas é considerado por último).
A partir do 7º nível, o multiplicador de sucesso decisivo do Samurai Executor aumenta em 1 quando usa esta habilidade (ou seja, se ele estiver usando uma katana, que tem multiplicador x2, ele aumenta para x3).
No 10º nível, o samurai executor domina a técnica do golpe de execução. Quando utiliza o Golpe de Execução, o samurai executor pode usar a também habilidade Sem Mente (veja a seguir), sem precisar "gastar" uma ação de movimento. Ele também considera o golpe de execução como um ataque normal para efeitos de utilizar outros talentos ou habilidades, como Ataque Duplo e Combater Com Duas Armas.
Sem Mente: o samurai executor treina para esvaziar sua mente de dúvidas e hesitação. Quando consegue atingir esse estágio de “mente vazia”, pode fazer apenas aquilo para o que foi treinado: matar. A partir do 2º nível, o samurai executor pode fazer um teste de Vontade como uma ação de movimento. De acordo com o resultado do teste, ele ganha um bônus nas jogadas de dano corpo-a-corpo realizadas na mesma rodada.

Resultado do
teste de Vontade
Bônus nas jogadas
 de Dano
14 ou menos
Nenhum (teste falhou)
15-18
+ 1d4+1
19-22
+ 1d8+2
23-26
+ 2d6+3
27 ou mais
+ 2d8+4

Aura de Morte: O samurai executor exala uma aura temível, de um homem que tem o sangue de centenas de pessoas em suas mãos. A partir do 3º nível, todos os oponentes em um raio de 3m do samurai executor sofrem -1 de penalidade nas suas jogadas de ataque. No 6º nível, essa penalidade aumenta para -2, e no 9º nível, aumenta para -3. Criaturas imunes a medo, efeitos mentais ou criaturas com Inteligência Nula são imunes a este efeito. Ao critério do mestre, certas criaturas e personagens muito poderosos podem ser imunes a este efeito, a exemplo, Dragões além de serem extremamente egocêntricos, podem simplesmente não reconhecer que um mero mortal possa por em perigo sua existência.


O Samurai Executor
Nível
Bônus Base de Ataque
Habilidades de Classe
+1
Espadas Ancestrais, Golpe de Execução +1(bônus de ataque e dano)
+2
Sem Mente
+3
Aura de Morte (-1), Golpe de Execução +2 
+4
Golpe de Execução (margem)
+5
Golpe de Execução +3
+6
Aura de Morte (-2)
+7
Golpe de Execução (multiplicador), Golpe de Execução +4  
+8

+9
Aura de Morte (-3), Golpe de Execução +5
10º
+10
Golpe de Execução (ataque e movimento extra)

Explicações:  Antes que comecem a chorar que ficou muito mais fraca e mimimimimimi, vou logo explicando. Sim, está mais fraca mesmo, esse era o objetivo, afinal, do jeito que estava, era FORTE DEMAIS e desequilibrava tudo. Golpe de execução passando para ação completa era necessário, porque agora no TRPG normalmente só se faz um ataque por rodada, e apenas com uma ação padrão. Se ficasse como estava, o Samurai executor ganharia o bônus em todo ataque. As utilizações do golpe de execução como ação padrão 1 vez por combate(ou mais) foi apenas uma modificação que fiz para ninguém chorar que não pode chegar perto do inimigo e executa-lo. E sim, está um pouquinho mais complicado que o padrão para o TRPG, mas é isso que se consegue ao tentar deixar uma classe mais equilibrada né, fazer o quê? A habilidade sem mente virou um teste de vontade, pelo mesmo motivo de conjuradores agora fazerem teste de vontade para não perder magias em condições precárias ou ao levar dano. A CdP continua forte sim, porque esse é um objetivo de uma CdP, tornar um personagem especialmente forte em algo específico(no caso, causar dano) mas agora está mais equilibrada e mais aceitável em um grupo de jogo “normal”.

Classe de Prestígio originalmente criada por Guilherme Dei Svaldi, publicada na revista Dragon Slayer 25. Adaptada para TormentaRPG por Rodrigo “The” Quaresma.

5 comentários:

  1. BWHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAH!
    Essa primeira imagem é EXATAMENTE a mesma imagem que encabeça a classe na Dragon Slayer xD

    ResponderExcluir
  2. Maldito google imagens!

    Mudei a imagem também! Botei uma mina do clã garça... Muito mais interessante.

    ResponderExcluir
  3. Putz, cheguei tarde e não vi...uhauhauha

    Ótima matéria. Já sei a classe na primeira aventura de TRPG do meu grupo.


    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Revisei os ninjas quero opiniões
    muito boa a adaptação

    ResponderExcluir