Páginas

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Exército de aço

Um soldado de aço é um construto de forma humanóide, criado com um propósito simples: ser um soldado sem medo, incansável e perfeitamente disciplinado. Eles geralmente são usados como guardas, mas podem formar exércitos e grupos de ataque.

Eles são muito mais fracos do que seus primos mais famosos, os golens, mas possuem a grande vantagem de serem baratos e fáceis de produzir, tornando-se mais acessíveis e permitindo a formação de grupos de construtos.

A inteligência destas criaturas é bastante limitada, eles sabem seguir ordens, mas apenas isso, não possuindo qualquer tipo de atitude própria ou livre arbítrio. Soldados de aço geralmente seguem as ordens de seu criador, mas no momento da criação do construto outro mestre pode ser designado. Mais raramente o construto está ligado a um item, e aquele que possuir o item pode comandar o soldado, nestes casos, geralmente, um mesmo item comanda um grupo inteiro de construtos.

Embora pouco inteligentes, soldados de aço podem ser "programados" com algumas táticas de combate, que melhor de adéquam as suas capacidades. Mas, caso estas táticas pré-programadas falhem, eles não saberão formular novas, e insistirão no erro.

Ao longo dos tempos, diversos modelos de soldados de aço foram desenvolvidos, com diferentes finalidades e custos. Abaixo temos a descrição dos modelos mais básicos, o soldado de infantaria de aço, também conhecido simplesmente como soldado de aço, e o arqueiro de aço.

Descrição física

A aparência de um soldado de aço pode variar muito, mas geralmente segue uma de duas alternativas. Uma delas é a aparência de um manequim de aço, com algumas dobradiças, lembrando as de uma armadura, e uma cabeça redonda e sem rosto, onde fendas e frestas ocupam o lugar dos olhos. Este modelo de soldado, algumas vezes, é confundido com um humano de armadura à distância, mas um olhar mais completo revela rapidamente sua natureza.
A outra opção é a aparência de uma armadura completa, com viseira, e geralmente ornamentada. Nesse caso o soldado é feito para ser confundido com um humano de armadura ou uma armadura ornamental. São as famosas armaduras que andam, comuns em alguns castelos e túmulos reais.

Cuidado! Elas podem atacar!
Acho que isso é uma miniatura,
 mas tá valendo

Soldado (de infantaria ) de aço
Construto 2 Médio, ND 2, Neutro
Desl 6m, 30 PVs
CA 21 (+3 Des, +5 Natural, +2 escudo, +1 nível)
Ataques
   Espada longa +7 1d8+5 (19-20/x2)
Fort +1 Reflx +4 Von +1
For 18, Des 16, Con -, Int -, Sab 10, Car 1.
Qualidades especiais: visão no escuro, características de construto, Resistência 10 contra fogo, imunidade a todos os efeitos de ação mental.
Soldado nato: uma vez que tenha tempo para se familiarizar com uma arma (leva cerca de 2d6 minutos, durante os quais ele fica golpeando o ar) um soldado de aço não só aprende a usá-la, como passa a receber +1 na jogadas de ataque, como se possuísse o talento foco em arma. O soldado também recebe os benefícios dos seguintes talentos: lutar com duas armas e ataque com escudo aprimorado.
Equipamento: o equipamento mais comum do soldado de aço é uma espada longa e um escudo grande (obras primas), mas ele pode receber qualquer tipo de arma ou escudo.

Soldado de aço - Arqueiro de aço
Construto 2 Médio, ND 2, Neutro
Desl 6m, 30 PVs
CA 20 (+4 Des, +5 Natural, +1 nível)
Ataques
   Arco composto +7/+7 1d6+4 (x3)
Fort +1 Reflx +4 Von +1
For 16, Des 18, Con -, Int -, Sab 10, Car 1.



Qualidades especiais: visão no escuro, características de construto, Resistência 10 contra fogo, imunidade a todos os efeitos de ação mental.
Arqueiro nato: o arqueiro de aço recebe +1 nas jogadas de ataque com qualquer tipo de arco.

Atirador rápido: como uma ação de rodada completa o arqueiro de aço consegue atirar duas flechas sem nenhum redutor.
Equipamento: um arco composto obra prima e de 70 a 100 flechas.

Adicionando mais graça aos soldados de aço

Estes modelos mais básicos de soldados de aço podem acabar gerando combates meio entediantes, pois eles tem muitos PVs mas poucas opções de ataque. Então, se você quiser deixar as coisas mais interessantes, role 1d6 e adicione uma habilidade especial ao soldado.

1)      Choque elétrico: todos os personagens adjacentes ao soldado recebem 3d8 de dano por eletricidade. Sucesso num teste de Fortitude reduz o dano à metade.
2)      Névoa ácida: da máscara do soldado é expelida uma nuvem de ácido, ela afeta todos os personagens adjacentes ao soldado e causa 2d4 pontos de dano, mais 2d4 na rodada seguinte. Sucesso num teste de Fortitude reduz o dano à metade.
3)      Sopro de fogo: linha de 9m com 3d8 de dano. Reflexos reduz o dano à metade
4)      Explosão de agulhas: de todas as "dobradiças" do soldado são expelidas agulhas afiadas. Todos os personagens adjacentes ao soldado recebem 2d8 de dano por perfuração. Reflexos reduz o dano à metade. (Se você quiser piorar mais, as agulhas podem estar envenenadas!).
5)      Explosão de luz: das frestas da máscara do soldado é emitida uma luz ofuscante, deixa todos os personagens num cone de 6m pasmados por uma rodada e ofuscados (-1 na CA e jogadas de ataque) por mais 3 rodadas. Se o personagem passar num teste de Fortitude ele apenas fica ofuscado por uma rodada.
6)      Sopro de frio: linha de 9m com 3d6 de dano, qualquer personagem que receba o dano fica com -1 na CA e jogadas de ataque por 3 rodadas. Reflexos reduz o dano à metade.

Usar cada umas dessas habilidades é uma ação de rodada completa, a CD para todos os testes de resistência é 15 (10 + ½ nível + 4 de bônus). O soldado pode utilizá-la a cada três rodadas. Se você quiser deixar as coisas ainda mais imprevisíveis pode sortear habilidades diferentes durante o combate!

Estas habilidades deixam o soldado um pouco mais desafiador, mas não chega a aumentar o ND para 3, principalmente porque dificilmente a criatura vai conseguir utilizar a habilidade mais do que uma ou duas vezes.

Notas de criação

Construtos estão entre os meus monstros favoritos, mas o Livro dos Monstros não só tem poucas opções de construtos, como todos são poderosíssimos. Por isso eu sempre criei meus próprios construtos, de ND mais baixo.

Esses carinhas deste post são a bucha de canhão dos construtos, foram feitos para dar um trabalhinho para grupos de 1º nível, ou serem massacrados por grupos de níveis mais altos. Nos próximos posts vocês conhecerão os membros mais poderosos do exército de aço!!

2 comentários:

  1. Cara, mais uma vez parabéns! =D

    Adoro tuas idéias... pombas... dá uma saudade do caramba de jogar e mestrar.

    Sem tempo ultimamente.
    Mas é bom sentir a inspiração fluindo =D

    valeu!
    fica com Deus!
    braços!
    té +!

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria.

    Melhorando cada vez mais.


    abs

    ResponderExcluir