Páginas

domingo, 3 de outubro de 2010

Regra rápida para capangas em Tormenta RPG

Capangas, também conhecidos como lacaios, são personagens mais capazes do que um plebeu comum, mas menos poderosos do que verdadeiros aventureiros. Em uma aventura eles servem para dar um pouco de trabalho, mas para durarem pouco.


Capangas costumam atacar em grupo mesmo. Mas MIL orcs?

 Capangas possuem raça e classe como um personagem jogador, e são criados com as mesmas regras, com as seguintes exceções.

Habilidades: capangas são menos habilidosos que os aventureiros, use atributos um pouco abaixo dos de elite indicados no Tormentão. E nunca use um atributo inicial acima de 15 (sem contar ajustes raciais), um exemplo de valores poderia ser 15, 14, 13, 10, 9, 8.

Pontos de vida: capangas recebem no primeiro nível a mesma quantidade de PVs que nos demais níveis. Então um capanga guerreiro 1, com Con 15, tem apenas 7 PVs. Nos demais níveis o capanga ganha PVs normalmente.

Equipamento: capangas são mal equipados, eventualmente possuirão itens obra prima, mas quase nunca possuirão itens mágicos. Basicamente o capanga tem o equipamento que o mestre achar que ele precisa.

ND: Geralmente será igual ao nível do capanga -1 (mais outros modificadores por raça, modelo...), mas se ele ficar muito fraco pode considerar como -2.

Outras observações

Eu pensei nesta regra enquanto escrevia o Grupo de ataque: Urds. Ao criar oponentes usando as classes normais percebi logo um conflito, eu queria aumentar o nível deles para que se tornassem mais perigosos, mas não queria que tivessem muitos PVs para que os combates não ficassem muito longos...

Lembrei-me então das regras do M&M e do D&D 4e, onde há personagens que morrem ou "caem" com apenas um golpe, mas também não era bem isso que eu queria. Eu queria capangas que pudessem cair com um golpe, OU durar um pouquinho mais. Percebi então que era só calcular os PVs do mesmo modo que se calculam os das criaturas. Dessa forma temos oponentes com as habilidades de classe, mas PVs de criatura. Capangas!

A partir de agora quando eu fizer fichas de capanga deixarei indicado (capanga) depois no nível de classe. Mas se você quiser usar a regra, mas não a convenção fique a vontade.

Quando usar essa regra?

Sempre que você quiser adversários com boas chances de causar algum dano aos heróis, mas que durem pouco, de modo que não ameacem "de verdade" o grupo. Ou simplesmente sempre que puder descrever a criatura que você precisa como um capanga de alguém.

5 comentários:

  1. "oponentes com as habilidades de classe, mas PVs de criatura" ... ótimos oponentes para um combate sem a insegurança de se os joadores irão ser trucidados. Peguei a dica. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Preciso mostrar isso ao meu mestre, já que o maníaco nos fez perder DUAS SESSÕES INTEIRAS (de 4 horas de jogo) com ENCONTROS ALEATÓRIOS de nível de BOSS...

    ResponderExcluir
  3. Caras! Muito boas as matérias...

    Aqui: Eu roubei o logo da iniciativa TRPG para o meu próprio Blog. Espero que não se importem...

    Visitem o Caveira Cinza! http://caveiracinza.blogspot.com

    OBS:

    Quaresma,

    Eu respondi sua MP no fórum.

    ResponderExcluir
  4. O logo da iniciativa que eu coloquei no post do Rei dos Cavalos? Bom, ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão, então tu tá perdoado por 100 anos cara, porque eu roubei do Edu lá do AdT XD

    ResponderExcluir
  5. Pra variar mais uma ótima matéria pra aumentar nosso leque de opções em Tormenta.

    ResponderExcluir