Páginas

domingo, 29 de agosto de 2010

Descendo a pá! Pás de combate para TRPG/D&D/d20

Todo mestre de RPG tem uma série de coisas eternamente cozinhando em sua mente insana. E muitas vezes, a coisa continua lá mesmo depois dele colocar no papel, usar na aventura, ou mesmo depois da morte do NPC!

36th Chamber of Shaolin. Assistam esse filme!

(Até porque algum jogador espertinho pode lançar falar com os mortos)

Uma dessas coisas que está na minha cabeça há anos são as pás de combate. Eu não tenho mais certeza de como isso começou, mas minha memória mais antiga é de uma conversa com o meu amigo Valdemir, numa excursão da faculdade. Ele tinha pensado no conceito de personagem de um clérigo coveiro. Não me lembro dos detalhes, mas seria um cara mal encarado que levaria para a cova os infiéis... ou devolveria pra cova os mortos vivos, qualquer coisa assim.

E surgiu a idéia do tal clérigo usar uma pá como arma! Acho que usamos expressão "Pá de St. Cuthbert" inclusive.

Essa conversa rendeu muitas idéias, sendo a mais simples o uso de pás como armas em D&D. No início tudo parecia uma grande zoeira, eu achei adaptações da pá pra D&D pela internet. Mas depois, meio que por acidente, eu descobri que existem pás adaptadas ao combate, utilizadas mundo afora para machucar o amiguinho.

A primeira coisa que eu achei foi a pá shaolin! A arma é um bastão comprido com uma espécie "lâmina" em forma de espátula de um dos lados (entre aspas porque eu não sei se é afiada) e uma lâmina em forma de crescente do outro lado.

Depois disso eu ainda descobri a pá das forças especiais da Rússia! Ao que parece, os soldados russos (de algum período) tinham em seus equipamentos uma pequena pá (do tamanho aproximado de uma machadinha) com as laterais e a ponta afiados. Dessa forma ela funciona como pá e machadinha. E pode ser arremessada!

Pá das forças especiais (da Rússia) e pá shaolin


Nenhuma dessas é a pá de combate que vem a nossa mente em primeiro lugar. Um cabo de cerca de um metro com uma "cabeça" de pá, afiada por todos os lados, pro seu personagem decepar braços, esmagar crânios e ser feliz com isso. Provavelmente essa não seria uma arma muito eficiente no mundo real, mas seria muito interessante num jogo de RPG!

Além de todas essas pás, enquanto bolava esse post, eu pensei na pá dupla! Seguindo o simples raciocínio do "porque não?". Afinal, se no Livro do Jogador (D&D 3e) tem até mangual duplo, porque não poderia existir uma pá dupla?

Então teremos a pá dupla! Seria eficiente? Provavelmente não. Divertido? Claro!
Finalmente, as pás de combate para TRPG/D&D/d20:

A versatilidade de uma boa pá
Pás de combate têm suas arestas afiadas, por isso podem ser usadas para cortar, mas como a cabeça da arma é uma peça única, larga e pesada, ela pode ser usada como arma de concussão, embora causando menos dano. Por isso as pás tem um dano por corte e outro por esmagamento.
Além disso, pás são as armas perfeitas pra combater esqueletos! Com ela dá pra varrer os ossos da criatura usando a parte mais larga, por isso pás causam dano dobrado contra esqueletos (e liches esqueléticos, se seu mestre for bonzinho). Mais ainda, pás também são ótimas para desacordar pessoas com uma bela pancada na cabeça, quando usada como arma de esmagamento a pá pode causar dano não letal sem redutor na jogada de ataque.

Tabela de dano das pás

preço
dano
Crítico
distância
peso
tipo
arma leve






pá pequena
7 TO
1d6(1d4)
x3
3m
2 Kg
marcial
armas de 2 mãos






pá grande
15 TO
1d10(1d8)
x3
-
6 Kg
marcial
pá shaolin
15 TO
1d8(1d6)/1d6
x3/x4
-
6 Kg
exótica
pá dupla
50 TO
1d8(1d6)/1d8(1d6)
x2
-
10 Kg
exótica



Tipo de dano e explicando essa maldita tabela
O dano indicado em parênteses é o dano por esmagamento, o dano fora dos parênteses é o dano por corte. O decisivo para os dois tipos de dano é igual.
No caso da pá shaolin o dano da lâmina em forma de crescente é 1d6 tem um decisivo diferente (x4), porque afinal o crescente é bem diferente de uma pá (e encaixa num pescoço que é uma maravilha).

Descrição das armas
Pá pequena: é uma pá de quase meio metro de comprimento com as arestas afiadas. Pode ser encontrada no formato clássico, de pá, ou num formato parecido com o da pá shaolin. Também é conhecida como "pá das forças especiais". Pode ser arremessada como uma machadinha.
Pá grande: também conhecida como pá de guerra, é uma arma muito popular entre caçadores de mortos-vivos. Possui um cabo grosso com pouco mais de um metro de comprimento e uma cabeça de pá com arestas afiadas. Também pode ser encontrada no modelo clássico ou "shaolin".
Pá shaolin: a mais versátil das pás de combate. Pode ser usada como uma arma de haste, para atingir inimigos à 3m de distância, ou como arma dupla. A arma possui um cabo comprido de lança com uma lâmina em forma de espátula de um lado e uma em forma de crescente do outro.
Pá dupla: um cabo com uma lâmina de pá grande (um pouco reduzida) de cada lado. Na verdade é uma arma desajeitada e pouco popular. (Nota de criação, essa é a explicação oficial pra ser a única pá com decisivo x2). Geralmente é produzida no modelo "shaolin".

Como você vai notar na tabela, as pás geralmente causam menos dano do que outra arma da mesma categoria de tamanho. Isso ocorre por que ela é uma arma desajeitada, um machado de guerra sempre vai cortar melhor do que uma pá grande. E uma verdadeira maça obviamente fará mais estrago que uma pá, mas a arma ganha por sua versatilidade. E sim, as pás de combate podem ser usadas para cavar, principalmente os modelos clássicos, embora isso não seja nada bom para o fio da arma. Nem preciso dizer que a pá dupla funciona muito mal para cavar.

Facilitando o acesso às pás
Se você quiser facilitar o acesso às pás de combate aqui vão algumas sugestões:

- Anões podem trocar a proficiência com machados OU martelos por proficiência com pás.
- Clérigos de deuses com alguma aversão especial por mortos vivos poderiam considerar a pá pequena e a pá grande armas comuns.
- Monges poderiam trocar a proficiência com nunchaku ou sai por proficiência com a pá shaolin. Afinal ela é uma autêntica arma de monge!

Notas finais
Essa semana eu ia postar as fichas dos Urds, mas eu não tive tempo, então vocês ficam com as pás (que era um artigo que já estava quase pronto há um tempão). Vou tentar manda os urds antes do próximo domingo, está demorando porque eu quero fazer urd caçador, xamã, feiticeiro.... e essas coisas demoram.

3 comentários:

  1. Pá de combate é mega bizarro... mas dá pra imaginar uma pá mágica exterminadora de mortos-vivos nas mãos de um PJ coveiro meio cômico - "Volta pro caixão presuntão!"

    Urds! Urds! Urds! Queremos Urds!

    ResponderExcluir
  2. Pô, eu passo um fim de semana sem olhar o site ,resolvendo os pepinos da faculdade e jogando trpg, e quando volto já tem 3 posts novos e outro site com mais 3?! E eu sem tempo pra fazer nada, nem se quere preparar uma mesa que pretendo mestrar na faculdade?! Putz, maldita faculdade >>

    Good Job!
    Cyaz

    ResponderExcluir