Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Classe de Prestígio: Teurgista Místico

Mais uma adaptação do 3.5 que eu pedi pro Edu deixar eu fazer. Eu demorei um bocado pra começar a realmente fazê-la, e demorei mais ainda porque o jogador que iria usá-la desistiu. Mas o Edu resolver adaptar outras CdPs clásssicas do 3.5 feito uma metralhadora, eu adiantei o serviço antes que ele acabasse fazendo.
A imagem clássica do Teurgista Místico é do Livro do mestre, propriedade da Wizards of The Coast, e a outra, é do xadhoom.
Então está aí, o Teurgista Místico.

Teurgista Místico

A magia é uma força poderosa e influente. Magos e feiticeiros devotam-se em buscar mais conhecimento e poder arco, clérigos e druidas levam sua fé aos extremos da devoção em busca de um maior reconhecimento de sua divindade, sendo recompensados por isso com mais milagres.

Tamanha dedicação aos seus princípios normalmente limita o indivíduo à apenas uma fonte de poder mágico. Mas existem indivíduos dotados de uma fome insaciável por poder mágico que, devotando-se com tamanho afinco no estudo da magia arcana tanto quanto na compreensão e devoção divina, são recompensados por Wynna pela sua dedicação, dominando todo seu potencial mágico.

Estes são os Teurgistas Místicos.

Devotados tanto na aquisição de poder arcano quanto na conquista de poder divino, os teurgistas místicos são conjuradores versáteis, capazes de manifestar os mais diversos artifícios mágicos. Os teurgistas devotam suas vidas em evoluir seu poder arcano e divino na mesma velocidade que um conjurador comum evolui o seu.

Apesar de não serem obrigatoriamente devotos a deusa da magia, os teurgistas são com certeza seus favoritos, pois, ao dedicar-se puramente na aquisição de mais poder mágico, eles acabam sendo uma personificação perfeita da fé da deusa.

Tamanho afinco à ambas formas de magia é recompensado. Com o tempo, os teurgistas aprendem a utilizar seu poder arcano para gerar milagres e vice-versa. Dizem que um tergista experiente é capaz de realizar uma magia arcana e uma magia divina como se realizasse apenas uma.

Pré-Requisitos

Para se tornar um Teurgista Místico, o personagem deve preencher todos os seguintes critérios.

Perícias Treinadas: Conhecimento (Arcano) e Conhecimento (Religioso), ambas com no mínimo 6 graduações.

Talentos: Pelo menos um talento de Domínio e um talento de Magia.

Especial: Deve ser capaz de conjurar magias arcanas de 2º nível e capaz de conjurar magias divinas de 2º nível.

Nível

BBA

Habilidades de Classe

1

0

Conversão Mágica (1 PM)

2

+1

3

+1

Conversão Mágica (2 PM)

4

+2

Talento Adicional

5

+2

Conversão Mágica (3 PM)

6

+3

7

+3

Conversão Mágica (4 PM)

8

+4

Talento Adicional

9

+4

Conversão Mágica (5 PM)

10

+5

Síntese da Magia

Características de Classe

Pontos de Vida: um teurgista místico ganha 3 PV (+mod. Con) por nível.

Magias: níveis de teurgista místicos se acumulam com níveis de uma classe conjuradora arcana e de uma classe conjuradora divina para propósitos de magias conhecidas e PM. Caso um personagem possua mais de uma classe conjuradora arcana(ou divina) capaz de conjurar magias de 2º nível, ele escolhe apenas uma delas para receber os benefícios dessa habilidade. Uma vez feita essa escolha, ela não poderá ser mudada.

Conversão Mágica: o teurgista místico pode preparar magias de uma classe usando PM da outra. Esta magia custa 1 PM a mais do que custaria normalmente. No 1º nível, a magia convertida deve ter o custo máximo de 1 PM(custando 2 PM da outra classe conjuradora). No 3º nível e a cada 2 níveis seguintes, o custo maximo da magia convertida aumenta em 1 PM, chegando ao máximo de 5PM no 9º nível. (Vide Exemplo 1)

Conjuradores expontâneos(como feiticeiros e almas favorecidas) só poder converter seus PM em magias da outra classe(no caso dela não ser expontânea) se a magia convertida tiver sido preparada naquele dia, mesmo que ela já tenha sido conjurada. (Vide Exemplo 2).

Caso ambas as classes forem conjuradoras expontâneas(como um teurgista que seja feiticeiro e alma favorecida), as magias podem ser convertidas normalmente, mas ainda obedecendo as restrições de custo normais.

Exemplo 1: Um Mago 3/Clérigo 3/Teurgista Místico 3 pode preparar um Curar Ferimentos Leves(magia de clérigo com 1PM de custo) utilizando 2 PM de mago, ou então, preparar um Raio Ardente ou uma Área Escorregadia Sem Gestos(magias arcanas, ambas com 2PM de custo) utilizando 3 PM de Clérigo.

Exemplo 2: Um Feiticeiro 3/Clérigo 3/Teurgista Místico 3 pode utilizar 3 PM de feiticeiro para conjurar uma Curar Ferimentos Moderados(magia divina com 2PM de custo) desde que ele tenha preparado uma CFM normalmente, utilizando seus PM de clérigo, mesmo que ele já tiver conjurado todas as CFM preparadas.

Talento adicional: No 4º e no 8º nível, o teurgista recebe um talento adicional de Magia ou de Domínio, devendo atender todos seus requisitos.

Síntese da Magia: O teurgista chega ao ápice da sua busca por poder mágico quando se torna capaz de conjurar duas magias, uma arcana e uma divina, como se fossem uma só. No 10º nível, uma vez por dia, o teurgista pode conjurar duas magias, uma de cada classe conjuradora, utilizando apenas uma ação. Para tal, ambas as magias devem ter o mesmo tempo de conjuração. O teurgista pode tomar decisões inerentes às magias (como alvo, efeitos, etc) independentemente. Qualquer alvo afetado por ambas as magias recebe um redutor de -2 em testes de resistência para as mesmas.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Notas finais: Ela está mais fortinha que a versão do 3.5(que não tinha atrativo nenhum) e roubei descaradamente as habilidades do Pathfinder, que na verdade já tinha aparecido em outra classe similar, o Ultimate Magus(Complete Mage). Adicionei 2 talentos aos pré-requisitos para dar 2 talentos a mais. Eu acho que o teurgista está mais "jogável" agora. E vocês?

Cyaz

3 comentários:

  1. Cara, como assim a versão da 3.5 não tinha atrativo nenhum!?? Sabendo combar era uma das coisas mais poderosas que se podia ter num grupo!

    Mas muito legal, pra mim continua uma classe legal e muito atrativa.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a classe do 3.5 não tinha "personalidade", era só +1 nível de magia em 2 classes pelo preço de 1 nível de CdP. Apelão, mas sem tempero.

    A classe continua combada... e eu nem tenho sugestões no momento para diminuir a apelação. Acho que você deveria ao menos tirar os talentos adicionais.

    E vcs precisam dar um jeito nesta tabela, ela expremeu o texto e dificultou a leitura (sei bem como é sofrer com as pré-formatações...)

    No mais, good job Quaresma, valeu pela iniciativa e agora faltam poucas CdPs para fechar o Livro do Mestre! Mas nem sei se vou adaptar todas (tipo, Mago Vermelho e Taumaturgista)

    ResponderExcluir